De repente tudo virou bullying?

sexta-feira, 27 de maio de 2011

"Todo tipo de bullying é uma agressão, mas nem toda agressão pode ser considerado bullying”


Resolvi escrever sobre isso me baseando em minha mãe. Ela sempre diz:


“Agora tudo é bullying! No meu tempo não existia essa desculpa, nós sabíamos nos defender sozinhos, não ficávamos inventando motivos para ficar magoado e reprimido em um canto, ou até mesmo vidrado na internet. Se for assim, eu, por exemplo, já sofri bullying. Me chamavam de “gordinha” quando pequena e nem por isso eu saí matando todo mundo!

Cabe a mim, agora, explicar tudo. 
Em partes minha mãe está certa. Por que tudo, de repente, passou a ser considerado bullying? 
Para início de conversa, bullying não é uma coisa nova. Bullying sempre existiu. A primeira pessoa a relacionar as torturas com a palavra foi Dan Olweus, professor da Universidade da Noruega, no fim da década de 1970. Estudando sobre adolescentes suicidas, Dan descobriu que muitos desses tinham sofrido algum tipo de preconceito ou ameaça e que então isso era o bullying, um mal a combater.

Racismo, Preconceito, Intolerância, Xenofobia, Regionalismo, Provincianismo, Ódio de Classe, Homofobia, Segregação, Etnocêntrismo, Machismo. Existe na sociedade. Existe na escola. E Tudo isso virou Bullying.

Quando brincamos com um colega, fazemos alguma piada, damos apelidos, quando acontece algum conflito com o professor, brigas no transito, brigas entre amigos ou qualquer outro tipo de discussão ou conflitos, não podem ser considerados bullying!

Só pode ser considerado bullying quando:
 o agressor tem a intenção de colocar a vítima para baixo, de agredi-la. Fazer aquilo de propósito;
 quando a agressão for repetidamente. Ou seja, quando for diária, todo dia o agressor fazer aquela mesma tortura;
a presença de um público espectador e a concordância do alvo com relação à ofensa;
• depois de passado o problema, sofre conseqüências com isso (a maioria das pessoas que realmente sofreram bullying tem alguma conseqüência. Vou tirar o exemplo de um depoimento que vi na revista Veja, onde um administrador de empresas conta que sofreu bullying por ser um bom aluno. Mudou de escola três vezes, mas onde ia, alguma pessoa conhecia sua fama e começava a zombá-lo. Hoje ele diz que nunca estará 100% curado, que quando vê algum grupo rindo ao seu lado, acha que estão rindo dele);
• não consegue falar sobre o assunto. Fica nervoso, assustado ao relembrar do que passou.

Mas por que isso acontece? Não se tem uma resposta certa. As vezes pode ser por falta de conversa no lar, falta de intimidade com os pais para contar o que está acontecendo, falta de elogios à pessoa (aí ela se sente inferior, sente que não faz nada direito). Então, você aí em sua casa converse com seus familiares sobre o assunto, não deixe passar! Quando realmente é bullying, é muito sério. Há pessoas que se matam por bullying, então, cuidado, se você estiver sofrendo conte para alguém, não vale perder sua vida por isso!

Para terminar esse post, resolvi deixar uma frase que achei legal que fala sobre bullying e por último algumas recomendações de matérias (as que eu li para fazer esse post) para vocês lerem. Qualquer dúvida, deixe nos comentários ou nos mande um email.

Novamente o Mestre Jesus já nos dava a melhor receita anti-bullyng há mais de dois mil anos: “Amarás o teu próximo, como a ti mesmo” ou ainda “Tratai todos os homens como quereríeis que eles vos tratassem”. Precisa dizer mais?

No Bullying!
Vitória Salmazo

4 comentários:

Unknown disse...

curti este blog

Anônimo disse...

Nem sei pq praticam Bullying B( !!!!!

Anônimo disse...

Tainá Pampolha Bezerra - 1ºA

É interessante isso o que a Vitoria diss.
Conforme vi na palestra da escola hoje: o bulliyng começa em casa e é levado para a escola, mas tudo isso ocorre pela falta da boa comunicação e socialização entre pais e filhos; pode ter certeza que se houvesse isso, tudo seria diferente... Muitos atos de violência verbal, física, emocional dentre não ocorreriam.
Mas é fato que para essa ação acabar, todos nós - seres humanos - temos que entrar nessa campanha para combater esse mal, na certa se isso acontecer, o mundo será diferente!

Neide R. S. Salmazo disse...

Eh isso ai turma, nada de atormentar a vida de ninguem. Deus deu a vida pra cada um cuidar da sua!

Postar um comentário

 

Copyright 2011 - Todos os direitos reservados

Design: David Fernandes | Programação: Felipe Marcon

Desenvolvido por Wacco Design